sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Você já fez seu planejamento financeiro para 2020?


______Em cerca de 45 dias finaliza em nossas vidas mais um ciclo que chamamos de "ano".

______Comumente me chamam de "psicopata do planejamento". Sou extremamente metódico e qualquer hipótese de não estar no controle da situação me tira do sério.

______Confesso que desde agosto deste ano já estou com meu planejamento orçamentário de 2020 feito. Atualmente tenho duas planilhas: uma para os gastos e outra para os investimentos.

______Para "honrar" meu carinhoso apelido de psicopata do planejamento, deixo abaixo algumas dicas que eu utilizo para fazer o planejamento dos anos vindouros:

______1) Primeiro de tudo: estipule o valor anual que gostaria de reservar aos investimentos, exemplo: R$ 12.000,00. 

______2) Em segundo lugar, preveja quanto será seu salário anual. Não se esqueça de incluir os ganhos já conhecidos, exemplo: férias, venda de férias, 13º salário, restituição do IR, etc. Mesmo que não saibamos com precisão os valores, possivelmente, diante do histórico, teremos como ter razoável certeza do valor a ser recebido.

______3) De posse dessas informações, utilize como "orçamento-base" este ano. Reveja os gastos "imprevistos" e pense se eles tendem a se repetir no ano seguinte. Se sim, provisione. 

______5) Não esqueça de também prever todos os gastos esporádicos que ocorrem mesmo em épocas sazonais (dias das mães, namorados, aniversário de casamento, etc.).  Quanto a esses gastos, fixe um valor a ser gasto.

______6) Arredonde os gastos fixos "pra cima". Exemplo: IPVA, IPTU, academia, diarista, etc. Eu costumo colocar como fator de correção o percentual de 10%. É exagerado, mas é melhor prevenir a remediar.

______7) Feitas todas essas provisões, você já terá um orçamento mínimo para iniciar o ano. A primeira vez que fazemos nosso orçamento é a parte mais difícil, depois é só utilizar a base e ir aprimorando.

______No post seguinte vou colocar como está o meu orçamento para 2020 para que possam ver como colocar em prática essas dicas.

______Por fim,  não existe jeito perfeito e único de se fazer o orçamento. Cada pessoa tem uma peculiaridade e é preciso adaptar as coisas à nossa realidade. Não se esqueçam: flexibilidade e adaptação são próprias do ser humano, então, façamos bom uso.

______E você já fez seu planejamento para 2020?

Nenhum comentário:

Postar um comentário