domingo, 17 de novembro de 2019

Minha planilha orçamentária para 2020



______Como a ideia é compartilharmos experiências, dedico esse post a mostrar meu planejamento orçamentário para o ano de 2020, pois é aqui onde planejamos o que plantar para colhermos no próximo ano.

______Vamos lá.

______De início, já aviso que minha vida financeira é extremamente simplificada e que, por isso, minha planilha também é.

______Lembram que no post passado falei que sou o psicopata do planejamento? Pois é. Relembrando, eu tenho duas planilhas: uma para investimentos e outra para gastos.

______A de gastos é extremamente simples, pois não preciso de nada sofisticado. Já na parte dos investimentos, minha planilha tem sete abas, doze gráficos, tem backup em 4 lugares diferentes e é extremamente pesada. Mas a planilha dos investimentos é assunto para um post futuro de fechamento mensal, que publicarei em breve. Aguardem.

______Sem delongas, vamos à planilha.


Como podem ver, mês a mês eu estimo os valores que gastarei, vejamos:
______1) Condomínio: aqui é fácil. Não tem erro.
______2) Energia: nesse item eu pego a média de consumo e coloco um acréscimo de 10%.
______3) Cartão de Crédito: esse valor de R$ 550,00 é a estimativa de gasto mensal. É o valor máximo que eu me proponho a gastar no meu cartão de crédito com coisas variadas (supermercado, compras esporádicas, iFood, etc.).
______4) Diarista: pago uma diarista para vir uma vez por mês fazer uma limpeza geral. A manutenção semanal eu mesmo faço. Quando vou estimar o valor a ser pago no ano seguinte, geralmente coloco um aumento de 10% também. Se ele ocorrer, eu estou preparado, se não, corrijo a planilha e mais dinheiro no bolso.
______5) Academia: aqui também é fácil, pois basta fazer a previsão.
______6) IPVA: eu gosto de pegar sempre o valor exato do ano anterior, pois sempre o valor diminui e pelo menos eu já tenho uma margem de erro. No futuro darei dicas de como economizar até 30% no valor do seu IPVA.
______7) Anuidade OAB: aqui também é só fazer a previsão pela tabela já disponibilizada.
______8) Manutenção do carro: aqui costumo prever o valor que prevejo gastar com o carro. Normalmente meu carro não me dá muita despesa (é um toyota), mas no ano de 2020 ele chegará ao quarto ano de idade e terei alguma manutenção para fazer: trocar os pneus, trocar todos os fluidos, pastilha de freio, etc. Tenho certeza que gastarei menos que isso, mas lembram que gosto de pecar pelo excesso? É melhor ser surpreendido positivamente.
______9) Comida + Gasolina: esse é um valor que eu costumo separar todo mês para gastar com gasolina e comida fora de casa com minha namorada. Percebam que no mês de novembro (que é referente ao que usarei no mês de dezembro) eu já prevejo um aumento, porque fim de ano todos os gastos por aqui aumentam. Esse tipo de aumento também é importante prever, pois é uma coisa que acontece comigo todo ano, então não dá para chamar de "imprevisto", certo?
______10) Doação: esse é um dinheiro que separo todo ano para doar. Sem dificuldades por aqui.
______11) Viagem: não pretendia fazer nenhuma viagem em 2020, mas como apareceu um casamento em outra cidade e que, provavelmente, eu e minha namorada seremos os padrinhos, é uma despesa que não poderei desconsiderar. O valor previsto é o valor máximo a ser gasto.
______12) Corte Cabelo: é o valor que gasto com cabeleireiro. Sim, deveria comprar uma máquina e eu mesmo fazer. Vou pensar sobre isso no futuro, rs.
______13) Celular: ano que vem meu iPhone completa incríveis SEIS anos de vida, mas já a parti deste ano (2019), ele não receberá mais atualização da Apple, o que dificultará a permanência com ele. Sendo assim, já provisionei um valor a ser gasto com celular. Possivelmente eu não vá comprar um iPhone, porque eu não utilizo muito celular já que prefiro computador (whatsapp web é vida, rs).

______Esse é o planejamento orçamentário que faço todo final de ano para o ano seguinte. É simples porque atualmente minha vida se encontra extremamente simplificada.

______Cada um de nós estamos em um momento de vida e para cada um deles a planilha deve se adaptar. Essa planilha, por enquanto, tem servido bastante. No futuro quando casar, tiver filho, escola, etc. etc., creio que ela será insuficiente e precisarei modificá-la.

______É o que eu costumo brincar: atualmente estou focado no no acúmulo de capital e, por isso, a planilha de investimentos é muito mais robusta. No futuro, quando eu estiver focado em gastos que inevitavelmente começarão a aparecer, aí é a hora de trocar os papéis, rs. 

______Por enquanto manterei assim.

______E vocês, leitores, têm alguma dica? Gostariam de compartilhar opiniões e contarem como fazem a planilha de vocês e opinarem sobre a minha? É muito interessante essa troca de informações.

______Até a próxima!

2 comentários:

  1. ID, parabéns pela planilha. A visão anual realmente é a mais acertada. Você passa a ter uma percepção melhor dos seus limites. Espero que poste a comparação entre planejamento e a execução.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, FS. Para ver a comparação, acompanhe ano que vem que sempre farei o fechamento mensal.

    ResponderExcluir